CLUBE AMIGOS DA TERRA

Grupo de Plantio Direto de Pirassununga e Região



Quem Somos


Inicialmente, um grupo de Técnicos e Produtores começou a se reunir, esporadicamente, para trocar experiências sobre Plantio Direto, fomentando assim o desenvolvimento da tecnologia na região e procurando por informações experiências exitosas. Após palestra motivacional realizada em Pirassununga pelo Sr Jonadan Mim Ma, onde foi apresentado o tema “O que é um CAT” e “Como formar um CAT”, o grupo começou os trabalhos para a estruturação do CAT em Pirassununga.

Em dezembro de 1999, iniciaram-se as reuniões mensais, precursoras para a formação do CAT. Desde então, estas reuniões já eram realizadas nas últimas 3as feiras de cada mês, contando com palestras técnicas, depoimento de produtores, etc.
Ressalta-se que a Coopercitrus, através de sua gerência e técnicos locais, desde o início foi importante entidade facilitadora e motivadora para a consolidação do grupo.

Ainda no processo de aprendizado e estruturação inicial, o grupo de Pirassununga organizou uma viagem e participou de uma reunião regular do CAT de Uberaba, então presidido por Jonadan Mim Ma, constando da viagem, também uma visita à propriedade família Ma.

No dia 29 de Agosto de 2000, num momento marcante para os participantes, realizou-se a Reunião de Fundação do CAT – GPDP (Clube Amigos da Terra – Grupo de Plantio Direto de Pirassununga e Região), sendo eleita a 1ª Diretoria e aprovado o Estatuto, o qual posteriormente foi atualizado e registrado para atender ao Código Civil (Estatuto Atual).