CLUBE AMIGOS DA TERRA

Grupo de Plantio Direto de Pirassununga e Região


Começa plantio de soja no Nortão, diz Imea



O plantio da safra 2012/13 da soja começou a ser feito na região Médio-Norte e Norte mato-grossense. Em Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum e Ipiranga do Norte já atinge 1% da área prevista em cada cidade, segundo o boletim de plantio divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

No primeiro município, a área a ser plantada é de 266,3 mil hectares. Em Sorriso, é estimado em 633,4 mil. Em Mutum, 385,3 mil e, em Ipiranga do Norte, 118,8 mil hectares. As primeiras chuvas ocorridas recentemente na região influenciaram na decisão de parte dos produtores.

Em Sinop, as primeiras precipitações ocorreram nesta semana e animaram alguns agricultores. Conforme o boletim, a área destinada para o plantio da oleaginosa está estimada em 118,8 mil hectares e 0,5% desta área já foi plantada. Apesar de alguns já iniciarem a atividade, o vice-presidente do Sindicato Rural no município, Antônio Galvan, alerta para situação de risco, já que o solo pode ainda não ter umidade suficiente para germinar o grão, conforme Só Notícias informou.

Cidades como Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Nova Ubiratã, Vera e São José do Rio Claro também estão citadas no levantamento. No Estado, a área plantada atinge cerca de 7,8 milhões de hectares (0,6%) e, de acordo com o boletim do Imea, o plantio começou uma semana antes do que a safra anterior (2011/2012).

Fonte: Só Notícias