CLUBE AMIGOS DA TERRA

Grupo de Plantio Direto de Pirassununga e Região


Maior produção de milho na safrinha obrigará governo a elevar estoques



O governo deverá se preparar para adquirir um bom estoque de milho neste ano. Caso contrário, o mercado poderá ficar desestabilizado em 2014.

A safrinha deste ano –produção de milho no período de inverno– está com boa produtividade e vai superar os 45 milhões de toneladas, derrubando os preços internos.

O cenário externo também não é bom para os preços, se for confirmada a safra norte-americana de 354 milhões de toneladas.

Essa conjugação de fatores vai desincentivar o plantio do cereal na safra de verão neste segundo semestre. Com isso, o país passará a ser ainda mais dependente da produção de inverno de 2014.

A avaliação é do analista paranaense José Pitoli, que vê essa dependência do mercado interno na safra de inverno muito perigosa, uma vez que esse é um período de risco para a agricultura.

Daí, diz ele, a necessidade de o governo se precaver, elevando o volume de estoques para uma eventual quebra na safrinha do próximo ano. A produção total de milho deste ano será de 79 milhões de toneladas, prevê a Conab.