CLUBE AMIGOS DA TERRA

Grupo de Plantio Direto de Pirassununga e Região


Mato Grosso prevê safra recorde de soja



Como meus leitores sabem, estive na semana passado no norte de Mato Grosso assistindo a colheita do milho safrinha.

O milho não vai nada bem por lá. A safra deverá ser recorde, de 18,6 milhões de toneladas, segundo a Conab, porém, há milho a céu aberto em Sinop, por exemplo, já que não há mais armazém para estocá-lo. Além disso, os preços recebidos pelos produtores não estão cobrindo os custos e resta ainda o temor com as inevitáveis estradas esburacadas.

Globo Rural vai trazer, em agosto, reportagem sobre o milho.

Ao contrário do milho, a soja será a grande vedete da safra 2013/2014 em Mato Grosso. Essa notícia eu adianto com exclusividade a vocês por conta dos contatos que mantive por lá com os produtores e seus representantes. Muito agricultor que plantou milho safrinha agora em 2013 vai trocar o cereal pela soja-safrinha no exercício de 2014. Eles alegam que a soja tem mais estabilidade do que o milho. Alguns falam em plantar feijão, cultura que está remunerando melhor que o milho neste ano.

E a primeira estimativa de plantio feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) informa que a área plantada com soja vai crescer 4,9% no ciclo 2013/2014. A colheita deverá alcançar 25,28 milhões de toneladas, um incremento de 7,16%, e será recorde.

 

Globo Rural Online